EUA: querem transgênicos sem controle.

Está em discussão no Congresso dos EUA uma emenda à Lei de Dotações à Agricultura que está deixando o pessoal da Monsanto e da Du Pont vibrando de ansiedade.

Ela não somente permite como também obriga o Secretário da Agricultura a conceder licenças para plantar ou cultivar culturas geneticamente modificadas (os transgênicos) mesmo que uma corte federal tenha expedido um mandado contrário.

Tudo que a Monsanto, a Du Pont e similares teriam de fazer seria um simples requerimento e …pronto! A licença sairia automaticamente.

Questões como contaminação de sementes, danos aos fazendeiros ou consumidores, decisões da justiça e estudos do Departamento de Agricultura dos EUA não teriam  mais qualquer importância.

As ONGs ambientalistas protestam em massa contra esta idéia.

A Food Democracy Now declarou que essa pretendida disposição legal “sabota, fundamentalmente, o conceito de revisão judicial e subtrai dos juízes seu mandato constitucional para proteger os direitos dos consumidores e o meio ambiente e escancara as portas, de forma irrestrita, para o lançamento de novas sementes geneticamente modificadas, pondo em risco fazendeiros, consumidores e o meio ambiente.

Sem precisarem gastar em testes e controle, é lógico que as indústrias de biotecnologia vão lucrar mais do que nunca.

Já os agricultores poderão perder dinheiro, comprando transgênicos não suficientemente comprovados.

Pela mesma razão, os consumidores também poderão se dar  mal.

O chefe da sub-comissão de Agricultura, JacK Kingston, foi o responsável pela introdução dessa emenda na Lei de Dotações Agrícolas.

Talvez por coincidência ele foi escolhido “ legislador do ano” para o período 2011-2012 pela Indústria de Biotecnologia, da qual a Monsanto e a Du Pont são   as principais estrelas.

A emenda será discutida provavelmente em 23 de julho.

Se aprovada, o pessoal da Indústria de biotecnologia vai abrir champagne.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *