Bomba nuclear iraniana só daqui a 10 anos.

Quem afirma é autoridade no assunto: trata-se de Uzi Eilan, ex-chefe da Comissão Atômica de Israel.

Em entrevista ao jornal Ynet, em 8 de maio, ele declarou: “O programa nuclear iraniano somente será operacional em 10 anos.”

E Eilan vai alem : “E eu nem mesmo tenho certeza de que o interesse do Irã é ter a bomba só para ser um estado com capacidade nuclear, com força nuclear, para poder intimidar os vizinhos.”

Diversos  oficiais e ex-oficiais de alto nível nas áreas de inteligência e defesa de Israel também duvidam do Irã ter mesmo um programa de armas nucleares para ameaçar Israel.

Entrevistado pelo Haaretz,  em 26/4/2012,o General Benny Gantz, Chefe do Estado Maior, disse que o Irã ainda está chegando ao ponto em que deverá decidir se pretende ou não construir armas nucleares.

Na opinião dele, a decisão será negativa, pois :”Penso que a liderança iraniana é composta de pessoas muito racionais.”

Netanyahu pensa ao contrário.

Em 27/9/2012, ele declarou no programa de TV Americano Meet The Press que o Irã estava avançando no seu programa nuclear e dentro de 6,7 meses já teria pronta sua primeira bomba.

Apesar deste prazo ter sido excedido em quase 20 meses, ele continua pregando ações duras: ou os iranianos aceitam acabar com seu programa nuclear ou bomba, neles!

Esta posição horroriza Meir Dagan, antigo e conceituado chefe do Mossad (espionagem israelense).

Ele é categórico; “Atacar o Irã é a maior estupidez que eu já ouvi. Logo em seguida ,haveria guerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *