Tribunal da Malasia condena Bush.

Um tribunal na Malásia, formado por juristas de vários países, o “Kuala Lumpur War Crime Tribunal” declarou George W.Bush, Dick Cheney ex Vice-Presidente dos EUA ,Donald Rumsfeld- ex Secretário da Defesa e diversos assessores culpados de torturas e crimes de guerra.

A votação do júri foi unânime.

No julgamento, que aconteceu em Kuala Lumpur, capital da Malásia, foram ouvidas vítimas que testemunharam torturas e outras barbaridades cometidas por mercenários e militares, autorizados pelos réus.

Todos os documentos e depoimentos apresentados foram enviados ao Promotor da Corte Internacional de Justiça, às Nações Unidas e ao Conselho de Segurança da ONU.

Evidentemente, trata-se de uma condenação simbólica embora o julgamento tenha obedecido a todas as regras.

Para o advogado  Francis Boyle, professor de Direito Internacional na Universidade de Illinois, EUA, o ato é importante pois poderá deflagrar uma série de julgamentos de Bush e sua equipe em outros países.

Boyle também declarou: ”Esta é a primeira condenação dessas pessoas em qualquer parte do mundo…Tentamos 3 vezes fazer o julgamento no Canadá, mas o governo canadense impediu.”

Acrescentou que o mesmo fato aconteceu na Suiça,  Alemanha e Espanha.

Todos  países dito democráticos, que teoricamente reverenciam a liberdade de expressão.

 

1 pensou em “Tribunal da Malasia condena Bush.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *