Obama critica Putin pelo que os EUA fazem.

Os EUA em peso estão indignados com a “falta de ética” do presidente Putin.

Negar a extradição de Edward Snowden para a Casa Branca e aliados, oposição, grande imprensa, “tea party”, etc seria uma atitude inamistosa e até agressiva.

Obama diz que Putin ainda pensa em termos de guerra fria…

O estranho é que os EUA costumam fazer, com toda tranquilidade, o mesmo que condenam nos russos.

Alguns casos assim foram relacionados pelo jornalista Glenn Greenwald, do The Guardian, autor das reportagens sobre as denúncias de Snowden.

O governo americano recusou-se a extraditar:

– dois agentes da CIA, condenados por um tribunal italiano pelo sequestro em Milão de um clérigo egípcio. Levado à força para o Cairo, ele foi  torturado e depois libertado, isento de acusações de terrorismo (New York Times, 28 de fevereiro de2007);

– o ex-presidente da Bolívia, Sanchez de Losada, acusado de genocídio e crimes de guerra (The Guardian, 9 de setembro de 2012);

– Luiz Posada Carriles, terrorista, autor de atentado contra um avião cubano, que causou sua explosão e morte de 73 pessoas ( El Paso Toies, 30 de dezembro de 2010).

Como se vê, todos esses cidadãos estavam envolvidos em crimes de alta gravidade.

Negar-se a extraditá-los é algo, sob qualquer ponto de vista, muitas vezes mais condenável do que conceder asilo a Snowden.

Nem dá para comparar a revelação da violação da privacidade de milhões de pessoas com os crimes cometidos pelos personagens que o governo americano protegeu.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *