Israel e EUA fazem ensaio da guerra.

Em outubro próximo, forças armadas de Israel e dos EUA estarão realizando “jogos de guerra.”

Recentemente, autoridades israelenses informaram off the records que o bombardeio do Irã seria realizado depois do fracasso da quinta reunião sobre a questão nuclear iraniana, provavelmente em agosto.

Sendo assim, em outubro, os militares israelenses e americanos estariam, na verdade, ensaiando para o ataque contra o Irã.

Por isso mesmo, fontes do exército de Israel classificaram os exercícios como “de imensa importância”.

E serão mesmo.

Participarão 3 mil militares da força aérea dos EUA e um número ainda maior de israelenses.

O objetivo é sintomático: preparação para enfrentar o contra-ataque iraniano, após o bombardeio de suas instalações nucleares pela aviação israelense.

Os EUA vão trazer para o ensaio novos equipamentos militares e a mais moderna tecnologia bélica. Engenhos como uma aperfeiçoada bateria do sistema de mísseis Patriot PAC-3, projetado como um sistema de segurança que cobre casos em que o mais avançado sistema de segurança não consegue abater mísseis iranianos e o sistema de radar anti-mísseis Aegis.

Também entrará em ação o mais recente míssil fabricado em Israel, o novo Arrow 2, que é capaz de detectar lançamento de mísseis ainda mais cedo do que se conseguia até hoje.

A escolha de outubro para a realização dos exercícios não foi aleatória. Teve vários propósitos.

Sendo programado para um mês antes das eleições presidenciais americanas, vão certamente fortalecer a imagem de Obama entre os judeus americanos e a opinião pública do pais em geral, onde a imagem do Irã foi demonizada pela imprensa e os políticos, desde os tempos de Bush.

Como os avançados equipamentos americanos usados nos exercícios ficarão para Israel, isso mostrará a Bibi que Obama está disposto a lhe oferecer o que há de mais mortífero e avançado para a guerra.

Mais importante do que isso: a participação dos EUA em ensaios específicos para o momento mais ameaçador da projetada guerra parece significar que eles não vão ficar em cima do muro.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *