Censo: o Irã surpreende.

O Irã não é um país de população ignorante, vivendo em sua maioria no campo, como muita gente pensa.

Recente censo revela que nada menos do que 93% das pessoas entre 10 e 49 anos são alfabetizadas (o Brasil tem apenas 90% – dado do IBGE).

10,5 milhões freqüentam a universidade, sendo que metade são mulheres, o que também surpreende: não era esse país que condenava as mulheres a ficarem em casa, pilotando um fogão?  A população universitária cresce rapidamente, basta dizer que, em 2006, era de apenas 6,9 milhões.

Nada menos de 71% vivem em áreas urbanas. Teerã e cidades satélites contam com 12,2 milhões de habitantes.

Esses números foram colhidos pelo departamento de estatística oficial em 2011.

Revelam também que o Irã, com seus 75 milhões de habitantes, é o segundo maior país muçulmano da região, vindo depois do Egito, que conta com 81 milhões.

A maioria dessa população é jovem: 55% tem menos de 30 anos, o que leva a crer numa possibilidade da Primavera Árabe chegar lá, desde que o Ocidente pare de oprimir os iranianos com sanções cruéis por um programa nuclear militar que o país não tem – conforme  atestaram as 17 agências de segurança americanas.

99,4% são muçulmanos, quase todos do ramo xiita.

Mas existem também 117.704 cristãos e ainda judeus, zoroastrinos e outros fieis de credos menores; há liberdade religiosa no país. 265.899 declaram-se sem religião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *