Agora, no Canadá, índia também é gente.

Em certas regiões  não passavam de escravas a quem eram dados os mais duros e degradantes trabalhos, nas piores condições.

Muitas morriam, outras simplesmente sumiam.

O pacifico e humano cidadão canadense médio, vez por outra, ouvia falar de casos assim.

Lamentava, mas poucos  agiam.

Alguns bravos movimentos de direitos humanos denunciavam e jornais  procuravam comover a opinião pública, exigiam medidas do governo.

Este até que começava a investigar em algumas zonas . Mas o Canadá é imenso, cheio de montanhas e de neve.O projeto custava caro e havia problemas de maior intereesse das administrações  a serem resolvidos.

No governo anterior, do primeiro-ministro conservador Stephen Harper, foi feita uma estimativa do número de índias  assassinadas (sem autoria conhecida) ou desaparecidas e chegou-se a  1.200;

Apesar de haver s muitos pedidos de inquérito federal por ativistas, líderes aborígenes e famílias das vítimas, Harper sempre se negou a agir..

Preocupava-se exclusivamente em evitar que a crise que assolava o mundo chegasse ao Canadá.

Encarar o problema das índias assassinadas ou desaparecidas contribuiria para prejudicar seu programa de ajuste econômico.

Mas seu sucessor, o liberal Justin Trudeau não pensava assim.

Eleito primeiro-ministro, Trudeau não perdeu tempo em começar a cumprir sua promessa de campanha.

Ordenou inicialmente  uma investigação nacional de cada  assassinato não solucionado e desaparecimento de índias nos últimos 5 anos.

As famílias das vítimas e possíveis testemunhas foram chamadas a prestarem depoimentos.

“As vítimas merecem justiça,”ele declarou”, as famílias oportunidades de serem ouvidas. Temos de trabalhar juntos para por um fim nesta tragédia inacabada.”

Tragédia mesmo.

Para se ter uma idéia da sua dimensão, as índias representam 4% do total das mulheres do Canadá e 16% de todas as mulheres assassinadas no país.

Portanto, são quatro vezes mais vitimadas do que as mulheres de outras raças.

A ministra dos Assuntos Índigenas, Carolyn Bennt garantiu que a investigação nacional demorará o tempo necessário para se chegar às conclusões necessárias.”

Conhecidos causas e culpados, espera-se que o governo tome rápidas medidas para por tudo em pratos límpidos: punir e evitar que os crimes se repitam..

Só assim Trudeau cumprierá sua promessa de realizar uma “renovação total das relações do país com sua população índia”.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *