A maioria dos judeus americanos apóia acordo com Irã.

Surpresa ! Apesar da forte campanha do governo de Israel contra o acordo nuclear com o Irã, a maioria dos judeus americanos é a favor.

Recente pesquisa do JStreet em junho revela que 59% deles fecham com esta posição.

É um número até maior do que os 53% do conjunto da população americana favorável, conforme pesquisa da CNN em abril último.

Muito importante: o apoio ao acordo cresceu – foi a 78% – quando se informou aos respondentes que impunha inspeções intrusivas no Irã para manter sua capacidade de enriquecer urânio a um nível inferior ao necessário para  produzir uma bomba nuclear, em troca de uma eliminação gradativa das sanções.

De um modo geral, os judeus-americanos mostraram-se bem informados: 66% afirmaram que já estavam por dentro das negociações ou que dispunham de alguma informação a respeito.

Comentando os resultados da pesquisa, disse Jeremy Ben-Ami, presidente do JStreet: “Os números mostram – mais uma vez –que os ditos especialistas e representantes comunitários estão errados ao assumir que os judeus americanos são falcões quanto ao Irã ou a política americana no Oriente Médio em geral.”.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *