Existem hoje 70 mil inválidos em Gaza.
Segundo o Observatório Euro-Mediterrâneo de direitos humanos, cerca de mil deles são crianças. Para o Observatório, cuja sede principal é em Genebra, muitas delas foram vitimadas na última guerra de Gaza.
Seus dirigentes acusam os israelenses de terem lançado ataques militares contra civis. E acrescentam que nesses ataques “o exército de Israel usou tipos ilegais de bombas, contendo milhares de pregos de ferro, que se infiltram na carne e nos ossos dos seres humanos e causam cortes e graves danos físicos.”
Hisham Al-Shawa, diretor de um centro de atendimento em Gaza, declarou que o número de crianças que sofrem de invalidez física na região continua aumentando, função da economia em deterioração e das más condições de vida generalizadas.
Diz Al-Shawa: “Nosso centro cuida de 250 crianças aleijadas da região. Todas elas foram vítimas da última guerra em Gaza. Somam-se às outras 550 que já vinham sendo tratadas antes da guerra. Todas precisam de membros artificiais.”
Segundo opinião do jornal online chinês English News (17/11/2014), o grande número de aleijados existente em Gaza é o saldo do grande número de ataques movidos pelas forças armadas de Israel.