A carta enviada pelo Irã aos 5+1(EUA, França, Reino Unido, Alemanha, China e Rússia), os países incumbidos de discutir o problema do programa nuclear iraniano, parece ter clareado um céu carregado de nuvens de guerra.
Nela, o chefe dos negociadores iranianos, Saeed Jalili mencionava “novas iniciativas”.
Os EUA demonstraram satisfação e otimismo. ”Há tempo e espaço para uma solução diplomática se o Irã escolher um comportamento construtivo”, disse Jan Carney, porta-voz do governo americano.
Maurice Juppé, Ministro das Relações Exteriores da França, embora falando em haver certas “ambiguidades” também concordou que uma nova reunião a ser marcada agora poderia ter mais chances de êxito.
O Reino Unido mencionou um ponto extremamente importante, que prejudicara as reuniões anteriores: a carta não fala em pré-condições. Ou seja, o governo Iraniano dizia-se disposto a discutir todos os assuntos relativos a seu programa nuclear, inclusive o enriquecimento do urânio, que tem sido o principal pomo da discórdia entre o Ocidente e o Irã.