Pesquisa nos EUA: quem assiste o Fox News é mal informado.

No ano passado, pesquisa realizada pela Universidade Fairleigh Dickinson revelou resultados surpreendentes. Moradores de New Jersey, que só assistem o Fox News, estão mais por fora das atualidades que as pessoas que não assistem nenhum noticiário de canal a cabo.

Agora, os pesquisadores publicaram os resultados de uma pesquisa similar feita em todo o país, os quais confirmam a pesquisa anterior: os americanos ligados no Ford News são bem menos informados do que os demais.

Em média, os americanos responderam certo a 1,8 entre 4 perguntas sobre assuntos internacionais e a 1,6 entre 5 questões sobre assuntos nacionais.

Aqueles que não usam qualquer programa de TV para se informarem respondem, em média, a 1,22 entre 5 perguntas.

Já os fãs do Fox News só conseguem acertar 1,04 das 5 perguntas sobre assuntos nacionais.

A rede Fox News pertence ao magnata da imprensa Rupert Murdoch, ora investigado no Reino Unido devido a escutas ilegais realizadas por um dos seus jornais de escândalos.

Murdoch imprime a todos os seus veículos de imprensa uma orientação fortemente direitista.

Nos EUA, ele costuma defender causas como o governo Bush, a guerra do Iraque, o Tea Party, os candidatos republicanos, sanções e ataques militares contra o Irã, o bloqueio e a invasão de Gaza por Israel, os assentamentos judaicos na Margem Oeste, etc.

A ignorância demonstrada pela audiência do principal veículo informativo de Murdoch nos EUA é uma prova concreta de que sua rede informa mal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *