Maioria dos americanos não confia nos partidos.

A maioria dos americanos –60% – não se sente representada por qualquer dos partidos. É o que mostra a pesquisa “Valores Americanos em 2016”, realizada pelo “Public Religion Research Institute. ”

E o Public Religion Research Institute informa ainda que a insatisfação com os grandes partidos – Democrata e Republicano – vem crescendo sempre a partir de 1990.

Numa democracia, isso é muito grave.

Se o povo não confia nos partidos como irá confiar nos candidatos deles a governar em nome da população?

Mas a descrença geral vai mais longe: mais da metade dos americanos desconfiam da lisura do processo eleitoral. Apenas 43% acham que seus votos serão computados corretamente, sendo que uma em cada cinco americanos demonstram total falta de confiança.

Completando esse quadro, foi revelado pela pesquisa que, atualmente, mais americanos vêm de modo negativo a direção do país do que em 2012, na mesma época da campanha eleitoral. O placar é de 74% versus 57%, a favor do pessimismo.

Uma das razões que justificam essa descrença é o fato de figuras completamente fora dos establishments partidários – o populista de direita Donald Trump e o socialista democrático Bernie Sanders – terem conseguido resultados tão expressivos na corrida eleitoral.

Como se sabe, os dois candidatos que chegaram à final são mal vistos por um número variando entre 50% e mais de 60% dos seus eleitores, conforme diversas pesquisas de opinião publicadas neste ano.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *