Fukushima pode atingir os EUA.

Uma equipe de cientistas, dirigida por Jake F.Lubbecke do Laboratório de Ambiente Marinho do Pacífico da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional (NOAA), realizou um estudo sobre os efeitos do desastre nuclear de Fukushima.

Concluiu que, os EUA não estão fora de perigo.

Os cientistas temem que as águas do oceano, incrivelmente contaminadas, poderiam atingir a Costa Oeste dos EUA numa questão de cinco anos. E que sua toxicidade poderia eventualmente atingir níveis piores do que foi verificado no Japão.

Eles publicaram as conclusões do experimento que conduziram recentemente para medir o impacto do desastre nuclear do ano passado e os resultados foram reveladores. Simulando a expansão das águas contaminadas do oceano e observando como as correntes poderiam conduzi-las do Japão até os EUA, através do Oceano Pacífico, os cientistas descobriram que o pior pode acontecer.

‘’Dentro de um ano essas águas (contaminadas) se espalharão por toda a metade ocidental do Oceano Pacífico e, em cinco anos, prevemos que chegarão a toda Costa Oeste dos EUA,” informou Clauss Boning, ao site Russia Today.

Os níveis que atingirão as costas dos EUA serão menores em relação aos níveis liberados por Fukushima. Mas não podemos calcular precisamente quais serão esses níveis porque não sabemos com certeza o que foi lançado por Fukushima,” esta, a nada tranqüilizadora conclusão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *