Adiado o ataque ao Irã.

O Pentágono promoveu “jogos de guerra” para estudar as  possíveis implicações de um ataque israelense às instalações nucleares do Irã.

Os especialistas concluíram que esse ataque provocaria uma guerra regional, atingindo inclusive alvos dos EUA. Rapidamente, segundo eles, os americanos sofreriam pelo menos 200 baixas causadas pela retaliação iraniana.

Num texto publicado no jornal israelense Haaretz, o reporter Amir Oren informou que o sangue desses 200 mortos recairiam sobre Israel.

Esse foi um dos motivos que levou os israelenses a adiar o ataque pelo menos para o ano que vem.

O outro motivo foi a promessa dos EUA de fornecer mais recursos para Israel conseguir montar o sistema de defesa anti-míssil “Iron Dome”, cujo custo é extremamente elevado.

Esse sistema, que levará ainda muitos meses para ficar em condições de uso, é eficientíssimo para interceptar mísseis de longa distância.
Israel já tem um sistema anti-míssil capaz de deter mísseis de curta distância, como provou nos recentes choques com Gaza. Com ele, 90% dos mísseis partidos de Gaza foram destruídos no ar.

Assim, a partir de 2013, Israel estará bem protegido contra os mísseis de longa distância do Irã e contra os de curta distância, eventualmente lançados pelo Hamas, de Gaza, e pelo Hisbolá, do Líbano.

Amir Oren conclui seu artigo, dizendo: “A guerra pode não ter sido cancelada mas foi certamente adiada. Por enquanto, pelo menos, podemos afirmar que não acontecerá neste ano.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *