Na campanha eleitoral, Barack Obama prometeu fechar Guantanamo.
Ao tomar posse, disse que isso seria feito em 1 ano.
Passaram-se 3 anos e Guantanamo continua firme.
Antes de deixar a Secretaria da Defesa, Robert Gates avisou que a prisão seguiria ativada ainda por “muito, muito tempo”.
Por enquanto, já morreram 8 prisioneiros, inclusive 6 por suicídio, segundo as autoridades prisionais.
Diversos processos foram abertos, mas apenas 6 se concluíram durante os 10 anos da prisão. ‘ Existem cerca de 50 prisioneiros presos arbitrariamente e indefinidamente, o que é uma clara ‘ violação da lei internacional.
Um fato bastante grave é o Presidente Obama ter declarado esperar que muitos deles permaneçam sem julgamento pelo resto de suas vidas.
Apesar disso, os assessores do presidente insistem em garantir que ele permanece comprometido com o fechamento da prisão.
Em 12 de setembro, Navi Pillay, chefe da agência de Direitos Humanos da ONU, condenou a existência de Guantanamo, com o seguinte comentário : “Embora reconhecendo plenamente o direito e o dever dos Estados de protegerem seus povos e territórios de atos terroristas, lembro todos os ramos do governo norte-americano de sua obrigação sob a lei internacional de direitos humanos, de garantir que indivíduos privados de sua liberdade possam ter a legalidade de sua detenção revista perante um tribunal. “Onde existam evidências credíveis contra detidos em Guantánamo, eles devem ser acusados e processados. De outra forma, eles devem ser libertados”.