O Commonwealth Fund (baseado em Washington) é respeitado internacionalmente pela sua expertise na análise de sistemas de saúde.
Ele fez ume estudo, analisando os 11 melhores sistemas de saúde pública do mundo. O inglês foi considerado o melhor.
“O Reino Unido ficou em primeiro por ser o que oferece mais qualidade, mais eficiência e acesso generalizado”, concluiu o estudo. Tudo isso a um custo relativamente baixo, pois é o segundo mais econômico entre os 11. O primeiro é o sistema da Nova Zelândia.
O sistema inglês foi o primeiro em 8 entre os 11 itens de serviço de saúde pesquisados, superando sistemas de saúde de países avançados como a França, a Alemanha e o Japão.
Apesar do Obamacare ter melhorado em muito sua assistência à saúde, os EUA ficaram em último lugar. Eles não cuidam de muitas pessoas necessitadas, por não terem seguro de saúde. E apresentam os piores índices no salvamento de doentes.
O Sistema Nacional de Saúde inglês (National Health Care) surgiu em 1948, quando o país mal começara a se recuperar da destruição causada pela 2a Grande Guerra.
Sua criação deve-se muito ao então ministro da Saúde, o trabalhista Aneurin Bevan.
Ele se bateu para que todos os habitantes do Reino Unido, ingleses ou imigrantes, tivessem direito a qualquer tipo de assistência médica e laboratorial, sem gasto algum.
Na inauguração do serviço, Bevan disse uma frase que ficou histórica: “Agora nós temos a liderança moral do mundo.”